Arte
05.12.2023
Decoração

Como Montar a Mesa para a Ceia de Natal

Com o Natal se aproximando, o encanto das decorações típicas da época começa a preencher o ambiente ao nosso redor. Sacadas de prédios ganham vida com enfeites festivos, fachadas se transformam em verdadeiros espetáculos de luzes. A atmosfera natalina gradualmente nos envolve, despertando a inspiração para ousar na decoração de nossos lares. Enquanto a vontade de caprichar na ceia cresce, surge a dúvida: como montar uma mesa para a noite especial? Neste artigo, compartilharemos dicas valiosas para criar uma mesa encantadora e inesquecível para a Ceia de Natal.

 

Decoração Criativa

1 – Arranjos florais trazem vigor e vida para a decoração da sua mesa. Utilize arranjos que preencham os espaços entre a disposição dos pratos e talheres. Diferencie os tamanhos: variar os tamanhos dos arranjos pode dar mais profundidade e personalidade para a sua composição e priorize flores sem cheiro forte. Você não quer nenhum convidado com reação alérgica na noite da Ceia.

2 – As cores são importantes; procure manter um mesmo padrão de cores que conversem com o tema do jantar.

3 – Use a criatividade e repense o uso dos materiais. Pensar em novas utilidades para utensílios de decoração postos à mesa pode criar soluções não convencionais que podem surpreender os visitantes.

4 – Frutas podem fazer parte da decoração também, principalmente em festas de fim de ano, as frutas são muito presentes e podem ajudar a compor os arranjos.

5 – As velas dão um charme a mais, mas cuidado. Use velas artificiais.

6 – Componha a mesa com um jogo americano para cada lugar na mesa. Isso cria uma base limpa e define o espaço individual.

7 – Empilhe os pratos de acordo com a ordem das refeições. Coloque o prato principal no centro, com o prato de salada ou entrada acima dele.

8 – Posicione os talheres na ordem em que serão utilizados, começando de fora e indo em direção ao prato. Por exemplo, os talheres de salada devem estar à esquerda, seguidos pelos talheres principais à direita. Disponha os talheres de sobremesa acima do prato, com a colher voltada para baixo e o garfo voltado para cima.

9 – Posicione os copos à direita, acima dos talheres. Coloque os copos de água mais próximos ao centro e os copos de vinho à direita. Se houver diversas bebidas, organize as taças na ordem em que serão utilizadas.

10 – Dobre ou posicione os guardanapos de maneira decorativa ao lado dos pratos ou sobre eles. Use anéis de guardanapo para adicionar um toque elegante; eles podem ser temáticos de acordo com a ocasião.

 

Lembre-se de que o objetivo é criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. Personalize a configuração da mesa de acordo com o seu estilo e a ocasião específica.

 

Arte