Arte
09.11.2023
Artigos

Conheça o Novo Minha Casa Minha Vida

Em meados deste ano, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças nas regras do Minha Casa Minha Vida, programa que, desde 2009, facilita o financiamento a famílias que têm o sonho do imóvel próprio. As mudanças buscam facilitar o financiamento e aumentar o teto de valores que as famílias podem atingir. Para entender melhor essas mudanças, batemos um papo com a Brenda Garcia, aqui do nosso setor de crédito.

 

Introdução ao Minha Casa Minha Vida (MCMV)

  1. Como as famílias brasileiras serão afetadas pelas mudanças das regras do Minha Casa Minha Vida?
  • As novas condições de financiamento visam beneficiar famílias com renda até R$ 8.000,00. Tivemos também o aumento do teto para o financiamento nessa modalidade e uma redução nas taxas de juros. Isso abre um leque maior de opções para os clientes.

 

Elegibilidade ao programa

       2. Os critérios para aderir ao programa mudaram?

  • Sim, as novas regras exigem que a família interessada tenha renda familiar mensal de até R$ 8.000,00 e não possua outro imóvel em seu nome.
  1. E em relação à renda que deve ser especificada, é preciso comprovar de que formas? E em caso de ser autônomo?
  • Para clientes do regime CLT, a renda deve ser comprovada através de holerites, contracheques e declaração de Imposto de Renda. Em caso de ser autônomo, a renda pode ser comprovada também através de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e movimentação bancária.
  1. Os beneficiários do programa conseguem financiar até quanto do valor do imóvel?
  • O percentual para financiamento é de 80% do valor do imóvel. Porém, esses valores estão sujeitos a análise da capacidade financeira comprovada pelo cliente.
  1. Existe limite de idade?
  • Sim, o cliente precisa quitar o financiamento até completar 80 anos. Nesse caso, ele precisa adquirir o imóvel com um prazo de 120 meses, visto que é o prazo mínimo para financiamento imobiliário.

 

Tipos de unidades

      6. Além de casas e terrenos, é possível também financiar apartamentos em condomínios residenciais?

  • Sim, desde que seja destinada a residência pode ser apartamento, casas e terrenos.

 

Dicas para solicitar o MCMV

       7. Tem alguma maneira de garantir o sucesso do meu financiamento pelo MCMV?

  • Para obter um bom financiamento, é necessário se planejar financeiramente, evitando comprometimentos financeiros, como empréstimos, financiamento veicular, entre outros.
  • Solicite a ajuda de um profissional. Um profissional especializado pode te ajudar a entender as regras do programa e a preparar a documentação necessária para a solicitação do financiamento, além de verificar as melhores opções que se adequam à sua necessidade.

 

Gostou desse conteúdo e das nossas dicas, e quer dar um passo adiante no seu sonho do imóvel próprio? Entre em contato com nosso time de vendas e fale com um de nossos corretores. Temos um empreendimento certo para você.

Arte